12 out 2019,
by Silas Cunha

Empreender x Inovação

Empreender é uma atividade extremamente arriscada. Não é conto de fadas, é trabalho duro. A mudança é inevitável e falando de inovação não é diferente.

Muitas empresas que experimentam o sucesso da inovação, agarram-se a ela e acreditam que é seu segredo para o sucesso eterno. Essa mentalidade coloca qualquer empresa em risco de fracasso, mas se recusar a evoluir com o mercado pode ser ainda mais devastador.

“Sem uma estratégia de inovação robusta e resiliente, nenhuma empresa pode sobreviver”, Phil McKinney, CEO da CableLabs.

A palavra do mundo atual é INOVAÇÃO

Não poderia ser diferente, vivemos em um momento em que as verdades mudam rapidamente, os hábitos se transformam da noite para o dia e as tecnologias se tornam obsoletas em poucos anos.

Tudo está em constante mudança: os problemas mudam, as lógicas mudam, as pessoas mudam. Cada vez mais empreendedores passam a ter uma sensação de que, embora tenham amor a sua ideia ou ao seu negócio, não conseguem fazer com que seu produto floresça ou decole. Todo mundo passa por isso.

Muita gente conhece os exemplos das empresas que falharam em inovar: Kodak, Nokia, Blockbuster, Xerox, Yahoo, Polaroid, Blackberry, entre outras.

Ter a noção exata do terreno que você precisa percorrer ajuda a perceber antes dos outros quais sao as mudanças que estão por vir. Enxergar a inovação, falhar, perceber as mudanças, mudar o seu mundo é mais simples do que você imagina.

NADA DURA PARA SEMPRE

A velocidade das transformações, das mudanças, seja nos modelos de negócios ou na tecnologia, pega muita empreendedor de surpresa porque não estão atentos, temos que pensar sempre no que estar por vir, em como será o futuro dos negócios que podem afetar uma empresa mesmo que indiretamente. Produtos e serviços surgem e mudam nossa vida do dia para a noite (WhatsApp, Uber, Netflix etc).

Se você conseguir desenvolver esse olhar para frente, certamente fará você se diferenciar no mundo do empreendedorismo e transformar o seu negócio em algo sustentável. Qualquer pessoa pode ter essa habilidade, é só questão de treinar o olhar, entender como o mundo está funcionando hoje, pratique!

CICLOS MAIS CURTOS E VELOZES

Os ciclos de mudanças eram muito mais longos e lentos. Entender que os negócios, as pessoas e os produtos estão em constante transformação é a chave para empreender nos dias de hoje. Sem essa preocupação um empreendedor não consegue tornar seu negócio duradouro.

As habilidades mais importantes para o mundo do trabalho futuro será a flexibilidade e em segundo lugar o poder de adaptação. Tudo que você considerava certo e inabalável pode se modificar.

CONCLUSÃO

Nunca resista à inovação em um negócio. Certifique-se de ouvir as necessidades do seu cliente e acompanhar as tendências. Não só isso, certifique-se de que sua liderança e estratégias estão em vigor, porque você deve estar sempre trabalhando em sua estratégia de inovação.


Todas as noticias
Fale direto comigo